1. Para poder jogar, você deverá instalar o SA-MP 0.3.7. Clique aqui para baixar.
    Fechar Aviso
Fechar Aviso
Venha para nosso Discord Visitante! Já paramos de usar o Skype. Acesse www.brasilmegatrucker.com/discord

Tutorial Adicionado Objetos Personalizados [Mappers]

Discussão em 'Tutoriais e Dicas' iniciado por Locky, 05/12/2017.

  1. Locky

    Locky Desenvolvedor Moderador Dono

    Afiliado:
    08/04/2017
    Mensagens:
    210
    Aprovações Recebidas:
    320
    Pontos de Troféu:
    63
    Este recurso sempre esteve presente no SA-MP. Porém com a possibilidade de adicionar objetos no SA-MP 0.3.8, este tutorial irá mostra-los como manipular os objetos personalizados. Óbviamente haverá que converte-los para os IDs dos respectivos objetos do servidor, já que o custom.ide não foi feito para esta nova atualização.

    Necessário para este tutorial
    Alcis IMG Editor
    Map Construction

    Primeiramente, começamos com o Alcis IMG Editor. Abra-o, e no ícone de pasta, clique e busque o diretório de seu GTA San Andreas (também é possível por File => Open).

    Entre na pasta SAMP, em seguida selecione o arquivo custom.

    Ao selecionar, ele será carregado. Clique no ícone de seta para baixo (import) ou Actions => Import. Nesta opção você irá selecionar os modelos e texturas que deseja importar, no caso são os modelos e texturas dos objetos que queremos.

    [​IMG]

    Após importar, os arquivos importados ficarão verdes. Para salvar o arquivo custom, é só clicar no ícone de disquete (ou File => Save).

    Feito isto, é hora de editar o arquivo custom.ide. Você pode abrir com bloco de notas. Eu costumo editar com o Notepad++.

    Você irá agora especificar os ids destes objetos que você adicionou. É necessário que você saiba o nome do modelo e textura respectivamente. No meu caso, eu utilizei apenas um modelo, e 3 texturas diferentes.

    Lembre-se que os ids de objetos personalizados são muito limitados, dos ids 15065 até 15999. Você só pode especificar ids dentro desta faixa de ids.

    Caso o arquivo esteja em branco, adicione
    Código:
    objs
    15065, exemplo_modelo, exemplo_textura, 50, 0
    end
    
    Se o arquivo já tiver as linhas objs, adicione seus objetos logo abaixo dela, entre objs e end. Se você fizer fora disto, os objetos podem não ser reconhecidos.

    No meu caso, ficou desta maneira.
    [​IMG]

    Salve o arquivo e abra seu editor.

    Feito isto, você deverá visualizar os objetos personalizados já em seu editor e pronto para ser usado internamente no jogo.

    [​IMG]
    [​IMG]


    Observações: Os objetos adicionados ao custom.img só ficarão visíveis a você, ou a quem tiver o mesmo custom.ide e custom.img

    Depois de criar um mapa, será necessário alterar os ids de modelos para os que serão utilizados pelo servidor. Os objetos personalizados do servidor são os de ids negativos (-1000 até -30000). Eu recomendo que faça as alterações utilizando o CTRL F, por algum editor de texto.
     
  2. JoKer

    JoKer Designer Moderador Mapper

    Afiliado:
    08/04/2017
    Mensagens:
    109
    Aprovações Recebidas:
    61
    Pontos de Troféu:
    28
    Sexo:
    Masculino
    Obrigado more!!!
     
    Locky curtiu isso.

Compartilhe esta Página